Programa Educativo

Programa Educativo

Programa Educativo

O Programa Educativo do Galpão Bela Maré propõe o acolhimento e a participação dos públicos em atividades que possibilitem engajamentos, vivências e a construção de saberes.

Organizadas em quatro núcleos, as nossas práticas envolvem pesquisas e criações, em interlocução com exposições, projetos e questões contemporâneas. Temos como objetivo estimular a experiência estética e o diálogo, incorporando os repertórios das pessoas participantes.

No contexto da COVID-19, nossas atividades adaptaram-se e passamos a desenvolver também o programa Bela em Casa, que passou a propor atividades artístico-pedagógicas a partir de nossas redes sociais.

Eixo de Formação

Ciclos formativos
São espaços de mútua aprendizagem entre educadores e participantes, acerca de um tema central e seus desdobramentos. O formato de cada ciclo varia de acordo com a metodologia e os objetivos da formação.
Ao final, recebe-se um certificado de participação.
Duração: de acordo com o ciclo
Classificação: de acordo com o ciclo

Formação para Educadores
É um espaço de troca entre educadores, mediadores, pesquisadores, professores e públicos, onde debatemos vários temas dos campos da arte, da educação e do território.
Acontece presencialmente ou no canal do YouTube do Galpão Bela Maré.
Duração: De acordo com o encontro
Classificação: 16 anos

Eixo de Leitura

O Espaço de Leitura é um acervo colaborativo com mais de 4 mil exemplares de livros de arte e cultura, doados por instituições culturais, editoras, artistas e públicos. Realizam-se ali várias atividades.

Espaço de Leitura Contação
A atividade tem como objetivo narrar histórias que fazem parte do nosso acervo de livros ou histórias autorais.
Acontece no espaço físico ou através de vídeo no Facebook e no Instagram do Galpão Bela Maré.
Duração: 1h.
Classificação etária: Livre.

Espaço de Leitura Convida
A partir do nosso acervo literário e crítico, a atividade tem como objetivo dialogar com pesquisadores e profissionais da escrita e das literaturas, ampliando discussões acerca de pautas relevantes aos campos da educação, das territorialidades e da arte.
Acontece no espaço físico ou através de live no canal do Youtube do Galpão Bela Maré.
Duração: 1h30m.
Classificação etária: 16 anos.

Espaço de Leitura Indica
A atividade tem como objetivo apresentar aos públicos obras de nosso acervo, bem como convidar à leitura em nosso espaço físico. Acontece no Instagram e canal do YouTube do Galpão Bela Maré.
Duração: Vídeos de 1:30m
Classificação: livre

Clube de Leitura
O clube de leitura tem o objetivo de incentivar a leitura a partir da prática coletiva. A cada ciclo do clube indicaremos um título que será lido e compartilhado em grupo. O Clube de Leitura do Bela tem objetivo de se debruçar na uma produção literária contemporânea dialogando com nossas ações em artes visuais, e sobretudo, aquelas que trazem reflexões acerca das vivências em favelas e periferias.
Duração: 1h30
Classificação etária: 18 anos

Eixo de Mediação e Acessibilidade

Oficinas
A atividade tem como objetivo realizar exercícios de criação artística, poética e reflexiva com diferentes públicos, inspirados em temáticas e experiências estéticas.
Acontece presencialmente ou no Facebook e no Instagram do Galpão Bela Maré.
Duração: 1h
Classificação: livre

Bela em Movimento
A atividade propõe a circulação, a difusão e a partilha das metodologias do programa educativo em outros espaços de arte e educação da cidade do Rio de Janeiro — físicos ou digitais.
Duração: 2h
Classificação: livre

CineBela
Cineclube que exibe filmes (curtas e longas) para diferentes públicos e promove debates. Acontece na sala de vídeo do Galpão Bela Maré ou nos nossos canais do Youtube e do Instagram.
Duração: 2h
Classificação: de acordo com o filme

Visita Mediada
Promove conversas e partilhas nas exposições e programações, articulando os conteúdos da curadoria com os interesses dos públicos.
Acontece presencialmente ou no nosso Instagram.
Duração: 1h
Classificação: livre

Sinalário do Bela
O Sinalário de Bela é um conjunto de vídeos que são publicados em nossas redes sociais e que compõem palavras do nosso dia a dia na língua brasileira de sinais. A cada vídeo publicado, será apresentado verbetes que fazem parte do nosso cotidiano interligando arte contemporânea às vivências periféricas.
Duração: vídeos de 1:30m
Classificação: Livre

Informações Gerais

A visitação é gratuita.

Em visitas de grupos agendados, recomenda-se o acompanhamento de um responsável para cada vinte pessoas, e um responsável para cada dez pessoas com deficiência.

Algumas atividades oferecem transporte. Contate a nossa equipe para verificar a disponibilidade.

Para mais informações sobre as atividades, sobre transportes e sobre doação de livros, envie um e-mail para: educativo.belamare@observatoriodefavelas.org.br